-
Arquitetos: Longhi Architects
- Área: 550 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Juan Solano Ojasi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jovem casal nos incumbiu do projeto de uma habitação para passarem o resto de suas vidas. Vi neste pedido uma chance de continuar minha busca pela arquitetura contemporânea ancestral. A partir de então dediquei-me exclusivamente a interpretação dos desejos destes clientes a fim de criar um "contêiner de vida"
O terreno já abrigava a antiga casa onde o casal vivia com os dois filhos. Portanto a tarefa era demolir o material existente mas manter seu espirito, substituindo a antiga construção por uma "casa para sempre"
A metáfora para o design do projeto foi imaginar que uma grande pedra ancestral foi encontrada no local e precisava ser escavada para acomodar os espaços da habitação.
Esta "pedra negra esculpida" seria ocupada por uma garagem para 4 carros, pátio de serviços, dormitório de empregada e banheiros para a piscina no térreo; cozinha, espaços de convivência e jantar no primeiro andar. A escavação dos espaços geraria interessantes móveis "embutidos" com forte textura para ser misturado com outros materiais naturais e artificiais para que eventualmente, esta pedra mantida o mais natural possível pudesse ser percebida como parte do jardim desejado pelo proprietário.
Para completar a composição, a base da pedra negra suporta quatro volumes em balanço contendo os comodos intimos, como "pedras brancas flutuantes" também ambicionado pelo cliente.